top of page

Mães Notáveis da Literatura

Neste Dia das Mães, a editora Palavra & Verso reuniu uma lista com algumas das mães mais marcantes da literatura mundial. Confira:


Catelyn Stark (As Crônicas do Gelo e Fogo):


Catelyn Stark é esposa do Ned Stark e Senhora de Winterfell. Juntos, tiveram cinco filhos: Robb, Sansa, Arya, Bran e Rickon. Nascida da Casa Tully de Correrrio, os senhores supremos do Tridente. Na série de TV é interpretada por Michelle Fairley. Catelyn é orgulhosa, forte, gentil e generosa, sendo vista como honrada e justa por muitos, considerando o senso de dever como um princípio de comportamento.



Molly Weasley (Harry Potter):


Molly Weasley é uma bruxa e a matriarca da Família Weasley, casada com Arthur Weasley. O casal teve sete filhos: Gui, Carlinhos, Percy, os gêmeos Fred e Jorge Weasley, Rony e Gina. Molly foi um membro da segunda Ordem da Fênix depois do retorno de Lord Voldemort e participou da batalha final de Hogwarts. É considerada pelos leitores de Harry Potter uma personagem muito querida, com personalidade afável e acolhedora.



Sra. Bennet (Orgulho e Preconceito):


Sra. Bennet é uma mulher de meia-idade, esposa de Mr. Bennet e mãe de cinco filhas: Jane, Elizabeth, Mary, Catherine e Lydia Bennet. Preocupada em demasia com o casamento de suas filhas, faz tudo que esteja em seu alcance para ajudá-las em seus arranjos sociais. Com uma personalidade bastante alegre e um toque de futilidade, Sra. Bennet desperta tanto raiva quanto empatia pelos leitores de Jane Austen.



Rosa Hubermann (A Menina Que Roubava Livros):


Rosa Hubermann é a mãe adotiva de Liesel Meminger, protagonista do livro de Markus Zusak. Ela realiza tarefas domésticas para muitos dos ricos habitantes de Molching e Liesel a ajuda no trabalho. Aparenta ser uma mulher bastante áspera e bruta em sua personalidade; no entanto, surpreendentemente tem um coração muito grande e, de fato, ama profundamente Hans e Liesel, seus filhos adotivos.



Dona Glória (Dom Casmurro):


É a mãe de Bentinho, na trama de Machado de Assis. Desejava fazer do filho um padre devido a uma antiga promessa, mas ao mesmo tempo desejava tê-lo perto de si, retardando a sua decisão de mandá-lo para o Seminário. Portanto, no início encontra-se como opositora, tornando-se depois, adjuvante. É descrita como uma viúva ainda jovem, bonita e de bom coração.


Eva Khatchadourian (Precisamos Falar Sobre o Kevin):


Eva Khatchadourian é a narradora do livro escrito por Lionel Schriver. Nele, relembra o passado de seu filho Kevin, um jovem psicopata, ao mesmo tempo em que naufraga na culpa por aquilo que ele se tornou. O romance é narrado em primeira pessoa em tom confessional, através de uma série de cartas de Eva para seu marido. No cinema, a personagem foi interpretada por Tilda Swinton.


Joy Newsome (O Quarto de Jack):

O livro de Emma Donoghue conta a história de Jack, um menino de cinco anos de idade, que vive junto com sua mãe confinado a um pequeno quarto. Ele não conhece nada do mundo do lado de fora, exceto pelo que vê na televisão, que ele não acredita ser do mesmo mundo que o dele ou sequer real. Nesta obra, é notável a força e resiliência da mãe de Jack, Joy, que no cinema foi interpretada por Brie Larson.



Malorie Hayes (Caixa de Pássaros):

Malorie é a personagem central do livro escrito por Josh Malerman, adaptado para o cinema com Sandra Bullock dando vida à protagonista. Na trama pós-apocaliptica, não mede esforços para proteger seus filhos. Percebe-se que não faz o que faz apenas para salvá-los de todos os perigos que os cercam, mas também pela esperança de que um dia eles poderão ver como o mundo é belo e apreciar a simplicidade da visão.


Marmee March (Adoráveis Mulheres):

Margaret "Marmee" March é a matriarca da família March, no livro escrito por Louisa May Alcott. Na trama, sempre fez tudo o que estivesse a seu alcance para prestar auxílio às suas quatro filhas, ajudando-as de coração aberto. Constantemente atenta para ouvir os problemas de suas meninas, estas por sua vez sabiam que podiam contar com a mãe para tudo que precisassem.


Bônus - Mariam e Laila (A Cidade do Sol):


No aclamado livro escrito pelo afegão Khaled Hosseini, há duas personagens femininas de grande destaque: Mariam e Laila. Apesar de apenas Laila ter de fato gerado filhos, ambas dão o seu melhor para juntas criarem duas crianças, com todo o amor possível. A união das duas é o que lhes concede forças para enfrentarem juntas a opressão por parte do Talibã e as mazelas da guerra na cidade de Cabul.


108 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page