top of page

Por dentro da essência dos versos de Helen Cezar

"Nunca desistam dos seus sonhos, mostrem ao mundo a importância e prazer da leitura, seja qual for o gênero. Ajudem a espalhar para o mundo os livros e sua magia."

Em seu livro de estreia, "Essência em Versos: Meu Eu Poético", Helen Cezar convida o leitor a adentrar seu universo de palavras soltas sua visão poética e singular a respeito do mundo, do amor, dos sentimentos, da maturidade feminina e de diversos outros detalhes simples de nossas vidas, mas que as tornam especiais detalhes estes que jamais passariam despercebidos aos olhos de um poeta.

Com viés doce, simples, agradável e por vezes com um toque de humor, a autora traz-nos em sua obra poemas sob um olhar que, sem dúvidas, irá cativar e trazer identificação a quem quer que os leia.

Estreando nossa série de entrevistas com autores da Palavra & Verso, trazemos aqui um pouco dos pensamentos, inspirações e motivações de Helen. Confira:



Palavra & Verso - Você sempre quis ser escritora? E o que te motivou de fato escrever o seu primeiro livro de poesia?

Helen Cezar - Sempre gostei de escrever, era meu refúgio. Tinha um grande sonho de escrever um livro. O que me motivou foi uma fase complicada da vida, em que um bom amigo me mostrou que deveria dividir meu dom com as outras pessoas.


Palavra & Verso - Fale um pouco sobre o seu gênero de escrita, e qual é a importância dos poemas em sua vida como leitora e escritora.

Helen Cezar - Sempre fui apaixonada por poemas e poesias. Desde criança sempre tive o hábito da leitura, poesia pra mim é dar asas a imaginação e colocar a alma em palavras. Poema é tão importante pra mim quanto a água que bebo, como fonte de deixar sair o melhor de mim.


Palavra & Verso - Quem mais te apoiou no começo da sua carreira como escritora / poetisa?

Helen Cezar - Meus pais sempre foram meus fiéis apoiadores, mas meu maior incentivador foi meu amigo Dennis Dantas que me fez criar coragem pra por em prática esse sonho. Também quando tive em mãos o livro da poetisa Vanessa Musial tive o primeiro impulso pra publicar meu livro, mostrando que eu também poderia.


Palavra & Verso - Quais são os seus escritores favoritos, bem como os autores que influenciam a sua escrita?

Helen Cezar - Fernando Pessoa, Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector, Cecília Meireles, Mário Quintana e Florbela Espanca.


Palavra & Verso - Qual é o seu livro de cabeceira, que você indicaria para nossos leitores?

Helen Cezar - "Aprendiz de Feiticeiro" de Mário Quintana.


Palavra & Verso - Qual você acha que é a importância da música em um livro? Você gosta de ouvir música enquanto escreve?

Helen Cezar - Acho muito importante a música em um livro. Eu adoro ouvir música quando escrevo, ajuda pra trazer a tranquilidade necessária pra alma se transpor no papel em cada verso.


Palavra & Verso - De onde veio a inspiração para o seu livro de estréia “Essência em Versos – Meu Eu Poético”?

Helen Cezar - Veio dos desejos e anseios da minha alma, tem muito da minha essência.


Palavra & Verso - Como você se sentiu quando publicou seu primeiro livro?

Helen Cezar - Me senti realizada em ver posto em prática um grande sonho.


Palavra & Verso - Você tem muitos projetos em mente? Pode falar sobre algum deles? Fale um pouco sobre sua trajetória literária.

Helen Cezar - Tenho alguns projetos em mente, poemas de variados assuntos, alguns contos e um futuro e-book. Tenho uma trajetória literária baseada na força e sensibilidade inspirada nos poemas eróticos de Fernando Pessoa.


Palavra & Verso - Gostaria de deixar um recado de motivação para novos escritores continuarem a buscar por seus sonhos?

Helen Cezar - Sim, digo para que nunca desistam dos seus sonhos, mostrem ao mundo a importância e prazer da leitura, seja qual for o gênero. Ajudem a espalhar para o mundo os livros e sua magia.


35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page